sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dicas e soluções de problemas para o seu Symbian 60 5th

Vou fazer uma reunião das principais dicas que eu dou para os usuários que perguntam nas comunidades. Essas dicas são 100% compatíveis com celulares Symbian 60 5th, não garanto compatibilidade em aparelhos com outras versões de software.


Salvar arquivos Bluetooth no cartão de memória:
Essa é uma dúvida muito freqüente, os arquivos enviados via Bluetooth vêm em forma de mensagem e são configurados por padrão para serem salvos na memória interna do aparelho e em celulares como o 5530 e o 5230, possuem memórias relativamente pequenas para recepcionar arquivos grandes. Para resolver esse problema basta acessar o Menu> Mensagens> Opções> Configurações> Outras> Memória em uso> Selecione cartão de memória ou o nome do seu cartão. Pronto seu aparelho receberá os arquivos diretamente no cartão.

Desativar o ícone de aviso de memória de SIM cheio:
É bastante comum aparecer esse ícone de uma mensagem piscando na tela inicial. Ele ocorre pois você está com o espaço disponível para mensagens salvas em seu cartão SIM totalmente ocupado. Para resolver esse inconveniente, basta você acessar Mensagens> opções> mensagens do Sim> Selecione uma mensagem> Opções> Excluir. Repita esse processo algumas vezes para limpar a memória do seu SIM com mensagens desnecessárias. Reinicie seu celular e pronto, o ícone irá desaparecer.

Celular travado na tela de abertura da Nokia:
Um problema que já aconteceu comigo diversas vezes, descobri que para “destravar” o celular é preciso retirar o cartão de memória do celular enquanto ele estiver desligado, ligá-lo sem o cartão e depois inseri-lo, descobri as possíveis causas para isso. Uma é o acúmulo de grandes quantidades de aplicativos no celular, se for essa a causa, basta desinstalar alguns aplicativos que tudo voltará ao normal, mas há também outra causa, pode estar sendo causado por algum aplicativo “bugado” que está impedindo o funcionamento do seu aparelho. Para evitar problemas maiores sempre recomendo instalar os aplicativos na memória externa do celular, porque qualquer problema dá para repetir o procedimento descrito no início da dica.

Memória cheia, feche alguns aplicativos e tente de novo:
Esse erro costuma aparecer em celulares superlotados de aplicativos. É um erro que costumeiramente aparecia quando tentava desinstalar algum aplicativo ou quando queria acessar nos aplicativos Java o item Configurações Suíte, ele chegava às vezes a “bugar” a listagem de aplicativos instalados, não aparecendo mais nada.
Para resolver esse erro basta ir em Configurações> Gerenciador de aplicativos> Aplicativos instalados> selecione um aplicativo> opções> Desinstalar. Repita esse procedimento algumas vezes, reinicie o aparelho e tente novamente, que provavelmente esse erro não aparecerá novamente.

Não houve resposta do Gateway/Erro de gateway:
Esse erro ocorre por que as páginas iniciais dos navegadores geralmente são paginas WAP então quando você tenta acessar uma página WAP utilizando o Wi-Fi, ele dá erro de gateway. Para resolver na maioria das vezes basta mudar a sua página inicial para uma outra página, por exemplo o Google. Caso não resolva utilizando o primeiro procedimento geralmente recomendo reiniciar o modem e o roteador, o que na grande maioria das vezes dá certo.


Espero que essas simples dicas possam ajudar muitos usuários a resolver alguns problemas corriqueiros e a conhecer mais o “brinquedinho” que tem em mãos.


Claudenor de Albuquerque

58 comentários:

  1. Boa noite!! porque minhas sms não aparecem na caixa de entraga com o nome e sim o numero de quem enviou? me disseram que eu teria que salvar todos com 011 na frente, é verdade?

    ResponderExcluir
  2. @Anônimo

    Olá,

    sim, você deve inserir o DDD na frente dos numeros nos contatos da sua agenda telefonica.

    Qualquer dúvida, é só passar aqui!

    OBS: na próxima dúvida insira um nome para melhor identifica-lo, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Olá, sei que minha pergunta pode parecer besta, mas é que agora que comprei meu primeiro cel smart. Queria saber pq todo game de extensão .jar meu cel não aceita, sendo que baixei próprio pro meu 5530...
    Muito Grata se respoder!
    Joy

    (P.S. Não tem a opção de postar com o nome)

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo

    Olá, experimente baixar em um outro site um outro game, pois este que você está tentando instalar parece não ser compativel.

    Qualquer dúvida, é só passar aqui!
    OBS: insira um nome nas opções: Nome/URL.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    sempre que uso o opera mobile 10, não demora muito e dá a seguinte mensagem "memoria cheia - feche alguns aplicativos e tente outra vez" como se o cache tivesse lotando a mamória do celular...
    Tem como resolver isso?
    tipo... passar o cache para o cartão de memória?

    ResponderExcluir
  6. @André Teixeira

    Olá, isto está acontecendo por que a memória interna do aparelho está muito cheia, e também você está executando muitos aplicativos ao mesmo tempo.
    Mas não há como transferir o cache para o cartão, pois quem decide isso é o aplicativo.

    Qualquer dúvida, é só passar aqui!

    ResponderExcluir
  7. meu nokia 5530 da erro da gateway ja fiz de tudo. atualizei o software, troquei a pagina inicial, coloquei conexao padrao o wifi e nada? tem algo que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  8. @Thiago Bongiovani

    Experimente reconfigurar seu roteador, pois provavelmente ele está com alguma configuração errada...

    Qualquer dúvida, é só passar aqui!

    ResponderExcluir
  9. bom dia, André.

    Desde que coloquei meu cartão 3g no meu aparelho nokia 5230 a mensagem indicando memória SIM cheia está piscando. Já apaguei tudo, não tem nenhuma mensagem, reiniciei o aparelho e nada.

    O que faço?

    Obrigada

    Raquel

    ResponderExcluir
  10. @raquel

    Olá, experimente atualizar o software do seu aparelho.

    Qualquer dúvida, é só passar aqui!

    ResponderExcluir
  11. alguem pode me ajudar,nao sei como mas desapareceu meu atalho de email que vem fixo na tela do nokia 5233, agora nao consigo mas receber email no meu celular,so ficou a tarja o meu endereço de email sumiu , ja tentei de tudo, restaurei codigo de fabrica,ja fui em configuraçoes e nada..se alguem puder me ajudar eu agradeço

    ResponderExcluir
  12. olaa, tenho um nokia 5530 e instalei o opera mobile, mas sempre aparece a mensagem "memoria cheia - feche alguns aplicativos e tente outra vez" e nao consigo usar o programa. A memória do celular não esta cheia, nem a do cartão de memória, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  13. ádamo:
    cara vc é fera...!! :D valeu..
    resolvir meu problema da mensagem de aviso do sim cheio.... obrigado!! :D:D:D:D

    ResponderExcluir
  14. Oi, André.
    Eu tava procurando uma solução pro meu problema de aviso de memória de SIM cheio, e encontrei teu blog. O problema é que o meu celular (NOKIA 5233) insiste nesse aviso, ainda que eu apague todas as mensagens (foi a primeira coisa que eu fiz), ou transfira o armazenamento de mensagens para o cartão de memória. Tem bastante espaço no SIM, e o maldito envelope continua piscando. E agora? O que eu faço?
    Espero que tu possas me ajudar. =)

    ResponderExcluir
  15. ola andre!meu nome e carlos,tenho um nokia x3-oo,qndo acesso a net plo browse da internet alguns sites da memoria cheia,como n tem cmo passar a memoria cache para o cartao oq faco?desistalo o maximo de aplicativos ou transfiro eles para o acrtao?valeu abracos!

    ResponderExcluir
  16. GENTE, PROBLEMA DO NOKIA 5230 NÃO MOSTRAR REMETENTE NO SMS...FACIL..CADASTRE O CODIGO DA OPERADORA USADA NA AGENDA EM TODOS OS CONTATOS...CHATO? SIM! MAS RESOLVE!!
    EX:
    OPERADORA TIM: 041 xx xxx xxxx
    OI: 031 xx XXX XXXXX
    ETC
    FAVOR DEPOSITAR R$10,00 NA MINHA CONTA

    ResponderExcluir
  17. a memoria interna do meu aparelho 5530 esta cheia mas quando eu vou verificar nao tem nada como eu faço para liberar o espaço dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e fácil você olha onde esta a memoria selecionada para receber os arquivos e também pode excluir arquivos como fotos, musicas,videos,jogos e etc que estejam salvos na memoria do telefone.espero ter ajudado

      Excluir
  18. ola alguem pode me ajudar com o meu nokia 5230.
    Quando eu entro na web clico em opcoes ele volta para a pagina inisial(menu).Ja tentei atualisa e nada o q eu faso vlw..

    ResponderExcluir
  19. Valeu pela dica de como limpar a memória SIM.
    muito obrigado!
    Fernando

    ResponderExcluir
  20. Ola amigos, bom dia. Tenho um Nokia X6. Quando acesso o Opera 10 ou por exemplo o GPS (traço uma rota) e durante a navegação, mostra a mensagem: "memoria cheia - feche alguns aplicativos e tente outra vez". Ja vi resposta que tem que desinstalar aplicativos (nao tenho aplicativos extras instalados) Falta de espaço impossivel (interno = 250mb; memoria massa = 10gb). Firmware instalado (ultima versao). Ja formatei o cartao de memoria e ressetei o aparelho. Não sei o que fazer. Alguem ja teve esse problema nessa aparelho? Alguem conseguiu solucionar o aparelho sem ter que enviar a assistencia tecnica? Vlw gente

    ResponderExcluir
  21. Olá otavio xavier, também tenho este aparelho, e realmente ja desisti do mesmo.
    A memória Ram dele é muito pequena, é lento e trava com certa frequência.

    Talvez, com uma futura atualização de software o problema seja amenizado.

    abs.

    ResponderExcluir
  22. pessoaçl, eu sou novo no blog, eu gostaria de fazer uma pergunta, eu acabei de comprar um nokia 5233,siymbian os 9.4, baixei varias coisas nele, derrepente começou a aparecer uam mensagem dizendo que a memoria c: memoria do telefone esta cheia e que precisa ser removido alguns dados ou transferido, mais eu ja tentei de tudoi e não consigo, troquei de cartão de memoria, mais o problema continua, o que pode ser feito???????ja fiz back up e ja restaurei

    ResponderExcluir
  23. kirsnten

    Olá amigo, você deve excluir arquivos da memória interna de seu aparelho, para isto acesse: Menu> Aplicativos> Escritório> Gerenciador de arquivos> Memória telefone... agora apague arquivos desnecessários e reinicie seu aparelho.

    abs.

    ResponderExcluir
  24. meu n70 ta dando memoria cheia quando eu abro os aplicativos calendario opera e outros

    ResponderExcluir
  25. Cara, vc me tirou um incômodo violento, daquela cartinha piscando no celular...rsrsrs...valeu...

    ResponderExcluir
  26. meu nokia 5230 nao mostra mais quando recebo uma msg sms nem apita... msm estando tudo aparentemente correto na configuracao
    tenho sempre q ir na caixa de entrada pra verificar as msg novas....

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho um nokia 5233 há uma semana. De um dia pro outro ele ficou completamente sem memória no celular! Não sei porque aconteceu, porque estão todos os programas configurados para utilizar a memória do cartão.
    Além disso, é impossível apagar alguns dados (como sugere o celular) porque eles são invisíveis. São mais de 70MB que eu não consigo achar onde estão pelo gerenciador de aplicativos. Alguém tem alguma idéia de como solucionar esse problema?

    ResponderExcluir
  28. Comigo está acontecendo a mesma coisa. E eu não consigo resolver. Alguém sabe o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nokia 5233 naum consigo fazer a atualizaçao do software estou sem usar internet e alem disso minha mem´ria do celular esta cheia, ja tentei apagar mais ate agora naum consegui me ajudem por favor....

      Excluir
  29. Quero agradecer por este site maravilhoso,pois eu estava com um enorme problema e depois q eu descubri esta site e melhor q o proprio manula obrigada msm

    ResponderExcluir
  30. na tela domeu nokia 5230 não aparece mais o número e nome de quem liga para mim.o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  31. Meu Xará, vc sabe alguma dica que possa usar uma parte dos 16GB do Nokia X6 como arquivo de paginação? (cache, tipo como é usado no Windows) E quanto a tirar o cartão, como os usuários do X6 vão fazer se a memória é embutida? (16GB)

    ResponderExcluir
  32. Meu, milmpag que visitei e encontrei a solução da cartinha piscando na tela do meu E5 aqui!

    muito obrigado!

    ResponderExcluir
  33. Como actualizo o software do meu telemovel?

    ResponderExcluir
  34. pk ele esta dizendo cartao sim cheio, e nao tenho mensagens. :s respondam me depressa.

    ResponderExcluir
  35. Rodrigo

    Para atualizar o software veja:

    http://iblogtek.blogspot.com/2011/06/atualizando-nokia-x6-v-312004.html

    ResponderExcluir
  36. CARA TENHO O MESMO PROBLEMA COM MEU NOKIA X6 ELE É DE 32GB QUANDO UTILIZADO O OPERA 10 OU A INTERNET DO APARELHO DIZ MEMÓRIA CHEIA, SÓ QUE NÃO TEM NADA NELE, MEMORIA CHEIA O CARALHO VÉIO.... RRSRS COMO PROCEDER NESSA SITUAÇÃO, BEM JÁ SEPAREI UMA MARRETA DE 15 KILOS E UMA PEDRA DE PARALELEPIPEDO PRA SOLUCIONAR O PROBLEMA SE É QUE ME INTENDE, CASO NÃO AJA SOLUÇÃO ELE VAI PARA O SACRIFÍCIO. OBRIGADO E UM ABRAÇO. JOSIAS JR. NATAL/RN.

    ResponderExcluir
  37. oi... eu tenho um nokia 5233 e qdo fui transfeir dados de um cartao pro outro, alguns apps naum vieram... oq pode ser???

    ResponderExcluir
  38. boa noite pessoal tenho um cel nokia n8 e não consiga acessar a inter
    quando ligo ele mesmo com sinal wi fi para criar uma conta na OVI ele da falha e depois para entrar na internet também.Alguém pode me ajudar a resolver esse problema?
    Muito obrigado

    Boa noite

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde, comprei ontem um Nokia 5233 e não consigo tirar o ícone de adicionar contatos da frente da tela, atrapalha o papel de parede e tal, ja tentei um monte de coisa e nada! Tem como tirar ou não? Espero ansioso o retorno!!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  40. Boa Tarde.
    Tenho um NOKIA C5-03, ten uns recurssos e tal, mas
    deixa a desejar...
    Essa mensagem de memória cheia e fods(Memória cheia:feixe alguns aplicativos e tente dnovo).
    Ele informa mensagem e fecha o aplicativo automaticamente seja qualquer um(principalmente o GPS)!
    Não tem nenhum aplicativo aberto!
    Já atualizei e continua na mesma!
    Arrependido de ter trocado meu 5233 pelo c5-03, uma bosta(troquei por causa do WI-FI e 3G)!

    Não comprem o c5-03...
    Comprarei um 5800!

    ResponderExcluir
  41. João Eduardo.
    Confguração > Pessoal > Temas > Tema da tela inicial > (vc escolhe como quer q a tela fique)

    ResponderExcluir
  42. ola...
    comprei a pouco tempo o meu telemovel nokia C5-03, e tem me dado problemas.
    Quero aceder a internet e ele siz para eu apagar alguns dados da memoria do telemovel, mas eu nao sei como se faz. Pedia que alguem me ajuda-se a apagar esses dados, e o que fazer para isto nao voltar a acontecer.

    ResponderExcluir
  43. Pessoal preciso de ajuda tenho o nokia C5-03 sumiu algumas mensagens recentes na caixa de entrada e nas mensagens enviadas, como faço para recupera-las? Ja apaguei algumas mensagens pra ver se elas voltavam mas nao aparece mais. Me ajudem sao importantes a msgs!

    ResponderExcluir
  44. ola pessoal nao consigo mandar sms do meu celular Nokia E63 pois so aparece uma mensagem dizendo memoria cheia ou feche alguns aplcativos.. como posso resolver esse problema...?

    ResponderExcluir
  45. coddigo de travamento
    pessoal td gostaria q alguem m ajudasse tenho um 5233 ..eu mudei o codigo de travamento e acbei esqecendo o q eu faço mi ajudem porfavor fiko grato

    ResponderExcluir
  46. valeu mano! só por aqui consegui tirar a mensagenzinha piscando da minha tela! valeu!!!

    ResponderExcluir
  47. tenho um n8 e o aviso de memória de SIM cheio, n para de aparecer. mesmo fazendo tudo isso ele n para de aparecer, e todas as msg q apago aparece de novo

    ResponderExcluir
  48. me ajuda fiz td e ate hj nd da sms q fica piscando nu fundo da dela saiu alguem me ajuda

    ResponderExcluir
  49. Boa noite, meu celular está dando o mesmo problema que de vários usuários deste fórum: Meu celular parou de mandar sms - torpedo - e aparece a mensagem: Memória cheia. Feche alguns aplicativos e tente outra vez.

    Já tentei fazer todas as dicas acima, mas nada deu certo. Alguém tem alguma dica para me dar?

    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  50. Gostei Muito do celular até agora tudo bom.

    ResponderExcluir
  51. ola gostaria que você ajudasse a me explicar por que todos os meus aplicativos foram para o menu e ficou tudo desorganizado alem de demorar.

    ResponderExcluir
  52. Ola. o tópico Desativar o ícone de aviso de memória de SIM cheio. me ajudo muito no meu Motorola ex440 ,muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  53. Ola meu nokia 5233 nao me manda mais alerta de menssagens recebidas e mao sei oque fazer mais para conssiguir ver minha menssagens quamdo as recebo se alguem ae puder ajudat ficarei mt feliz obtigado desde ja vlw galera forte abraço

    ResponderExcluir
  54. olá, gostaria de saber pq meu nokia c5-03 aparece mensagem de memória sim cheia e quando vou até o atalho citado acima, as mensagens não aparecem. O que faço?

    ResponderExcluir
  55. Consegui enfim com as dicas do Claudenor, meu C5-03 dava toda hora memória cheia,fiz o que podia(apaguei mensagens,registros de chamadas,contador de tempo de uso,aplicativos com a quarta dica mas não conseguia por que aparecia a mesma mensagem, fiz o que diz o Claudenor na terceira dica "Celular travado na tela de abertura da Nokia"
    Ai sim,ufa estou aliviada!Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir